TEL.: (24) 2237-6161

BUSCAR

Diocese de Petrópolis no Encontro Nacional da Pascom

A Pastoral da Comunicação da Diocese de Petrópolis está presente no 5º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação (Pascom), que acontece em Aparecida até domingo. O encontro tem como Comunicação e Liturgia e teve a primeira conferência, orientada pelo Frei José Ariovaldo (OFM), doutor em Liturgia e consultor da CNBB.

 

O encontro foi aberto por Dom Davi Nicioli, presidente da Comissao Episcopal para Comunicação Social e o arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno, deram inicio aos trabalhos ressaltando a importância do encontro da Pascom e por ser realizado no Santuário de Aparecida. A Irmã Elide foi homenageada pelo grande trabalho que realizou pela Pastoral da Comunicação.

O coordenador da Pastoral da Comunicação da Diocese de Petrópolis, Padre Alexandre Brandão e o assessor da Pascom, Rogerio Lima Tosta, estão participando do encontro e consideraram o primeiro dia bom, destacando a conferência do Frei Ariovaldo. Padre Alexandre está desde terça-feira em Aparecida, quando participou da reunião dos coordenadores da Pascom, presidida por Dom Darci.

Frei Ariovaldo em sua palestra destacou a importância da comunicação na liturgia, lembrando que, conforme a tradução original das palavras, comunhão e comunicar em latim são a mesma coisa e estão presente em todos os textos litúrgicos. “Deus, o grande litúrgico por excelência, colocou em comum, se comunicou por completo com o ser humano, por meio de Maria, quando se encarnou”.